fbpx

REABILITAÇÃO DE CNH CASSADA

A penalidade de cassação da habilitação tem sido uma realidade em grande parte dos estados brasileiros nestes últimos anos. São milhares de processos instaurados anualmente visando a retirada da habilitação de condutores, numa punição considerada mais rigorosa que a própria suspensão.

Para você que talvez tenha dúvidas quanto às diferenças da suspensão de CNH e da cassação de CNH, encare a suspensão do direito de dirigir (prevista em especial no artigo 261 do CTB) como um impedimento temporário (variando de 2 a 24 meses, conforme o caso e se há ou não reincidência), na qual o condutor fica impossibilitado de conduzir, mas não deixa de ser habilitado, apenas deve cumprir o prazo, realizar curso de reciclagem e obter aprovação no mesmo, mediante um exame com questões de múltiplas escolhas.

Já a cassação, que é o que nos interessa aqui, é um impedimento definitivo (não confunda com permanente, pois não há punição perpétua no trânsito), ou seja, o condutor torna-se inabilitado, só podendo retornar à direção passados dois anos da cassação e se submetendo a um processo chamado reabilitação.

A grande questão é: condutor que foi cassado deve fazer todo o processo de primeira habilitação novamente? SIM.

NO ART. 42 DA RESOLUÇÃO 168 DO CONTRAN:

Art. 42. O condutor que tiver a CNH cassada, após decorrido o prazo de 02 (dois) anos da cassação, poderá requerer sua reabilitação, submetendo-se a todos os exames necessários à mesma categoria da que possuía ou em categoria inferior, reservando a data da primeira habilitação.

CONFIRA O PASSO A PASSO PARA O CONDUTOR COM A CNH CASSADA SE REBILITAR:

1º PASSO: PRÉ CADASTRO

LEMBRETE! 

Motoristas profissionais categoria D precisam fazer o exame toxicológico antes de iniciarem seu pré-cadastro no poupatempo!

Um dia após encerrar a sua punição de cassação de CNH, agende sua ida ao Detran (poupatempo) para iniciar o processo de reabilitação de condutor infrator.

Caso não saiba quando irá encerrar o prazo, agende uma data, se estiver cumprido, o Detran irá emitir um ofício dizendo que poderá iniciar seu processo de reabilitação.

Procure a Autoescola Onishi que iremos te dar todos os detalhes do processo e fazer o agendamento para pré-cadastro no Detran.

2º PASSO: EXAMES MÉDICOS E PSICOTÉCNICO

Compareça no seu pré-cadastro para fotos e digitais e escolha os dias disponíveis para fazer o exame médico e psicotécnico.

Realizados os exames, com o RENACH em mãos, retorne a Autoescola Onishi para agendamento do curso de reciclagem. No dia agendado compareça para fazer a prova eletrônica. O Certificado de conclusão do curso de reciclagem demora em torno de 4 a 5 dias para sair. 

Lembre-se que o pagamento dos exames é diretamente aos médicos, em dinheiro ou débito, em suas clínicas.

 

3º PASSO: EXAME TEÓRICO NO DETRAN

Aprovado no exame teórico será agendado as aulas práticas e em seguida o exame prático da categoria de reabilitação ou daquela que for rebaixada. O exame teórico é o mesmo da primeira habilitação e os conteúdos são: Legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, meio ambiente e cidadania e noções de mecânica.

O candidato para ser aprovado deverá acertar 70% da prova, ou seja, 21 questões de 30. O tempo de prova é de 40 minutos.

4º PASSO: EXAME PRÁTICO E EMISSÃO DA CNH

Aprovado no exame prático, será emitido a CNH no prazo de 15 a 20 dias e chegará direto no seu endereço de correspondência.

A Autoescola Onishi está preparada para atender processos de reabilitação nas categorias A (moto), B (carros) e D (ônibus).

Lembrando que motoristas profissionais de categoria D precisam fazer o Exame Toxicológico antes de iniciarem o processo de pré-cadastro no Detran.

Confira nossas promoções, valores, descontos e parcerias que vão te ajudar nesse processo de reabilitação de CNH.