fbpx

Como adicionar categoria de Carro ou Moto? Tire suas dúvidas e vem pra autoescola Onishi!

Quando falamos nas principais vantagens de se ter uma moto, vemos que praticamente todos os componentes de manutenção de uma moto são mais baratos que os de um carro. Revisões, pequenos reparos e manutenções preventivas deixam de ser aquela grande dor de cabeça, sendo sempre mais fáceis, rápidas e baratas.

Apesar de toda controvérsia com os carros atualmente, para muitos ele ainda é essencial. As vantagens ainda são inúmeras, dentre elas destacamos: mais conforto, segurança, liberdade, facilidade para transportar outras pessoas e coisas, entre outros.

Adicionar categorias à sua habilitação pode proporcionar um aumento de oportunidades pessoais e profissionais.

Para adicionar qualquer categoria à sua CNH é necessário:

  • Que a sua habilitação esteja dentro da validade, ou seja, nada de CNH vencida, suspensa ou cassada.
  • Passar por quase todo o processo da autoescola novamente: apresentar comprovante de residência recente, fazer o exame psicológico – caso você seja taxista, motorista de ônibus ou exercite alguma atividade remunerada transportando bens ou pessoas – fazer o exame médico, cursar as aulas de direção e ser aprovado no exame de direção prático.
  • Se você é Habilitado nas categorias C, D ou E e pretende adicionar a categoria A à sua habilitação é necessário fazer o exame toxicológico para dar início ao processo.


Quantas aulas são necessárias para adicionar uma categoria de carro ou moto?

 Segundo o Detran, são necessárias 15 aulas práticas de carro ou moto, sendo obrigatória uma aula em período noturno.

 

Posso fazer aulas em Simulador para diminuir a quantidade de aulas práticas na adição de carro (categoria B)?

Não, as aulas em simulador são possíveis apenas na primeira habilitação de carro. Na adição a carga horária de aulas práticas já é menor e não é possível o uso do simulador.

 

Preciso fazer CFC novamente para adicionar minha carta de carro ou moto?

O CFC teórico só é necessário ser cumprido na primeira habilitação, seja ela A, B ou AB. Nas adições são apenas as aulas práticas obrigatórias.