Fale Agora Com Nossos Consultores!

Ter CNH cassada com certeza não é o desejo de nenhum motorista, todo o processo para se reabilitar é burocrático, custando tempo e dinheiro. Sem contar os meses sem conduzir.

O condutor pode ter a habilitação cassada quando dirigir qualquer veículo no seu período de suspensão, quando reincidir dentro de 12 meses infrações descritas em alguns artigos como o 162,163,164,165,173,174 e 175 ou quando for condenado de forma judicial por um delito de trânsito.

Existe uma diferença entre suspensão e cassação. O período de suspensão é menor e a cassação chega a dois anos, obrigatoriamente. Ou seja, a suspensão é algo mais leve quando comparada a cassação.

Depois desse período o condutor conquista seu direito de volta a dirigir, porém, precisa passar novamente por todo o processo. Confira detalhes em nosso artigo.

Passo a passo para voltar a dirigir depois da CNH cassada

O primeiro passo de todo esse processo é procurar um CFC, ou seja, o Centro de Formação de Condutores, é preciso apresentar toda a documentação necessária e fazer os pagamentos das taxas.

O exame físico e psicotécnico deve ser repetido, se você passou pelo processo há muito tempo, indicamos que confira o nosso artigo com dicas de como se preparar para o psicotécnico Detran.

O condutor vai fazer o curso de reciclagem online, precisando de um aproveitamento de 70% para começar a parte prática. Em seguida está apto a fazer o exame teórico.

Depois das aulas práticas, será necessário a prova prática, com todos os detalhes, incluindo a famosa baliza.

Em resumo, os mesmos passos que fez anos atrás quando foi tirar a sua CNH. A CNH cassada só traz prejuízos, não podemos esquecer do prejuízo pessoal, já que uma pessoa com carro e acostumada a dirigir tem que ficar 24 meses até iniciar esses passos novamente.

O prejuízo financeiro deve ser apontado, todo processo custa dinheiro, cada etapa descrita tem um valor. Ainda é preciso lembrar que se aprovado na prova prática o condutor ganha a PPD, a conhecida Permissão para Dirigir.

Não saindo com a CNH definitiva e por isso deve ter ainda mais cuidados quanto as infrações de trânsito durante esse período.

Depois de 12 meses se mantiver um bom comportamento no trânsito, o condutor pode voltar a ter CNH definitiva, com validade de 5 anos.

Habilitação cassada – prevenção

Como podemos ver, nenhum condutor quer sua habilitação cassada por todos os transtornos aqui citados. Pode parecer uma realidade distante, mas é possível se os comportamentos não forem prudentes.

Por isso quando estiver com a CNH suspensa já tenha o dobro de cuidado para não elevar ainda mais o tempo com a cassação. Tente sempre se atualizar e relembrar as leis de trânsito.

Além disso, existem recursos para habilitação cassada. Sendo assim, você pode preparar argumentos para contestar essa decisão e o parecer final depende de cada caso e também da infração.

Se você gostou do nosso artigo de hoje, não deixe de continuar em nosso site para conferir ainda mais novidades.