Fale Agora Com Nossos Consultores!

Você já ouviu falar sobre reciclagem preventiva? Nunca? Não se preocupe, muitas pessoas não fazem ideia que esse curso está previsto em uma Lei Federal, sendo uma alternativa voltada para condutores C, D e E.

Como essas categorias de condução são bem específicas, a existência dessa possibilidade não é muito explorada e por isso preparamos o artigo de hoje para você. Confira.

Curso preventivo de reciclagem: Pra que serve?

O nome reciclagem preventiva já nos remete sobre o intuito desse tipo de curso, como mencionado em nossa introdução, é destinado para aqueles que exercem atividades remuneradas a partir da habilitação C, D ou E.

O motorista que no período de um ano atingir 14 pontos, pode optar por participar de tal curso. A medida foi pensada juntamente com a regra que aumentou de um para seis meses a suspensão da CNH dentro dessa categoria.

Caso atinjam 20 pontos ou mais, durante um ano, o motorista pode ficar até seis meses sem conduzir.

Lembrando que os motoristas que não chegam até o máximo de pontos (20) ao realizar o curso com sucesso, zeram a pontuação da sua CNH.

Existem alguns requisitos para a realização do curso preventivo de reciclagem, confira quais são esses requisitos:

– Ter habilitação na categoria C, D ou E, exercendo atividade remunerada;

– Ter no mínimo 14 pontos e no máximo 19 pontos em um período de 12 meses;

– Não ter participado de tal curso no último ano;

– Obter autorização do Detran para realizar o curso.

Mas por que essa medida passou a existir?

A medida passou a existir para evitar que tais condutores fiquem sem levar o sustento familiar, podendo até mesmo perder o seu posto de trabalho.

Como são meses sem poder dirigir, provavelmente nenhuma empresa contrataria na ilegalidade e essas pessoas precisavam ir para outra profissão, por exemplo.

Curso preventivo de reciclagem: Como funciona?

Para realizar a reciclagem preventiva todos os motoristas que desejam devem ir até o Detran do seu estado e solicitar a autorização para o curso.

Com essa autorização em mãos devem se dirigir até um CFC, fazendo a contratação do curso preventivo de reciclagem. O conteúdo didático é oferecido via sistema e o condutor tem no máximo 15 dias para começar.

A carga horária total é de 30 horas, diferente da primeira habilitação e existe 6 horas aulas sobre relacionamento interpessoal, um tema novo e não presente na formação de condutores.

O período máximo da realização do curso é de 40 dias. Ao final existe uma avaliação com 30 questões e 21 dessas questões precisam ser acertadas pelo condutor.

Lembrando que a reciclagem preventiva pode ser solicitada uma vez a cada 12 meses, sendo assim, o motorista que somar mais 20 pontos nos 12 meses seguintes, não poderá mais optar por tal opção e terá a CNH suspensa.

Acreditamos que o curso preventivo de reciclagem veio para facilitar a vida dos motoristas que dependem da CNH para o sustento e mais do que isso, educa tais condutores para um trânsito melhor e mais seguro.

Existe toda uma responsabilidade social por trás, principalmente em motoristas que passam horas no volante, por vezes é necessário repensar posturas e ações.

Gostou do artigo de hoje? Continue em nosso site para conferir todas as novidades.